Para entender a importância, começamos pela definição: 

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de pesquisa, ou seja, de estudo, de diagnóstico e de promoção de mudanças. É um processo adequado e importante para avaliar diversos fatores que interferem na satisfação/insatisfação do trabalhador em relação à organização. Pesquisa de clima organizacional é o mapeamento das percepções sobre o ambiente interno da organização, como ponto de partida igualmente válido para mudanças e o desenvolvimento organizacional. 

Quando um funcionário está com algum problema que afeta o seu rendimento, a pesquisa de clima organizacional vai realizar uma série de análises sobre pontos específicos para que seja feito um levantamento de dados que comprovem o porquê de um funcionário ter um baixo ou também alto rendimento. 

O objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional:

A maioria das organizações hoje em dia estão aderindo à pesquisa de clima organizacional, pois sabendo da sua importância, verifica tudo o que está acontecendo dentro de uma empresa e ainda melhorar diversos pontos. 

Existem muitos objetivos que levam a qualquer tipo de empresa a aderir a pesquisa, entre eles, podemos dizer que um dos principais é o fato de avaliar qual está sendo o grau de satisfação dos funcionários em relação a organização, assim, ao detectar qual é a falha da empresa, é possível solucionar o problema com muita facilidade. 

Com a pesquisa é possível criar uma comunicação direta entre os colaboradores, pois existem muitas empresas que acabam até encerrando suas atividades comerciais pela falta de diálogo entre funcionários, chefes e outros departamentos que não se comunicam. 

Após a aplicação da pesquisa, o objetivo é apontar as ações necessárias para a conquista de um melhor ambiente corporativo, caso a insatisfação seja identificada. Os funcionários se sentirão mais valorizados por serem ouvidos e por poderem contribuir em benefício da empresa.  

Algumas ações a serem implementadas após a pesquisa de clima são: integração das áreas, melhoria na comunicação interna, redução da burocracia, política de capacitação, entre outras. Essas ações podem transformar o ambiente de trabalho e permitirão que os funcionários se doem mais pela empresa e trabalhem melhor em equipe. 

Os benefícios da Pesquisa de Clima


Com a pesquisa de clima organizacional, a organização poderá obter: a otimização na comunicação, a geração de um ambiente de trabalho mais seguro em relação às instalações e riscos ambientais, a melhor percepção da imagem da empresa por parte dos colaboradores, a redução do índice de rotatividade e, consequentemente, o aumento de produtividade. 

A expectativa é que a pesquisa resulte em melhorias na comunicação da empresa como um todo, na infraestrutura, nas condições de trabalho, no desenvolvimento profissional, na gestão do conhecimento, no relacionamento entre a diretoria e os demais funcionários e na qualidade do ambiente organizacional. 

Portanto, não deixe de promover essa pesquisa na sua organização, mas, para ser bem feita e ter o resultado esperado faça com quem entende e aplica as melhores técnica para fazer a sua empresa deslanchar. Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais ou veja no site para saber todos nossos serviços.